segunda-feira, 16 de março de 2009

Alexander Rodchenko







Artista plástico, escultor, fotógrafo e designer gráfico russo. Um dos fundadores do construtivismo russo e design moderno russo. Rodchenko é uma figura central no panorama das vanguardas artísticas, um dos máximos expoentes da vanguarda soviética dos anos 20 e 30.

Um grande artista do século xx, o trabalho de Rodchenko foi inovador nos campos da pintura, escultura, colagem, fotografia e design, entre outros. Ele foi um dos artistas russos progressistas que se identificou com o governo revolucionário após Outubro de 1917.

Ganhou reputação internacional nos anos 20; mais tarde, entrou em conflito com a burocracia estalinista e viveu os seus últimos vinte anos de vida na obscuridade e no isolamento. Apenas foi silenciado e excluído.

Nasceu em São Petersburgo, em 1891. Seu pai, trabalhava num teatro; sua mãe era lavadeira. No começo de 1900, sua família mudou-se para cidade no Oeste de Rússia, onde logo entrou para uma Escola de Arte.
Fez os seus primeiros desenhos abstratos, influenciados pela supremacia de Kazimir Malevich, em 1915. Ano seguinte participou da exibição de “The Store”, organizado por Vladimir Tatlin, que era uma outra formal influência em seu desenvolvimento como artista.
Tinha 22 anos quando estourou a I Guerra Mundial. Vieram a Revolução de Outubro e a Guerra Civil de 1918-1921. Na época em que pintou obras célebres como “Preto sobre preto”, em 1918, chegou mesmo a passar fome.
Rodchenko foi um dos artistas russos mais versáteis dos anos 20 e 30. Usou diferentes técnicas de expressão artística, estudando a pintura, a fotomontagem e a fotografia, com o fim de obter imagens sempre inovadoras. Trabalhou como artista plástico e designer gráfico antes de ir para a fotografia e a montagem fotográfica.
A sua primeira publicação, a fotomontagem ilustrava um poema de Vladimir Mayakovsky, “About this”, em 1923. De 1923 a 1928, ele colaborou com Mayakovsky de forma bastante próxima no design e layout de LEF e de Novy LEF, as publicações de artistas do Construtivismo.Voltou a pintar no final dos anos de 1930, parou de fotografar em 1942, e produziu trabalhos expressionistas abstratos nos anos de 1940.
Continuou a organizar exibições de fotografia para o governo durante estes anos.
Faleceu em 1956.

Os Construtivistas

O Construtivismo foi um movimento de vanguarda lançado em Moscovo, pouco depois da Revolução soviética, por artistas como Vladimir Tatlin, Alexander Rodchenko, El Lissitzky e Naum Gabo.Para os construtivistas a pintura e a escultura eram pensadas como construções - e não como representações -, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos.
O termo Construtivismo surge pela primeira vez em Janeiro de 1922, num catálogo para uma exposição no Café dos Poetas em Moscovo, onde se afirmava que “todos os artistas devem ser operários, a fábrica é o local onde se cria e constrói a verdadeira vida”.
O Construtivismo começou como um movimento escultórico derivado da colagem, evoluindo para objetos tridimensionais, utilizando o ferro, a madeira, o vidro, arame de aço, etc.
Os Construtivistas eram apologistas da anti-Arte, criticando os métodos acadêmicos e evitavam utilizar os suportes e as técnicas tradicionais: a tela e os óleos e a pintura de cavalete.
Inovaram radicalmente a propaganda/publicidade, a colagem, a tipografia,a fotografia e a fotomontagem, a cerâmica, o desenho de têxteis, a moda, o cinema, o teatro, etc., — e mais tarde o design, a arquitetura e o urbanismo.
O seu ideal era colocar a sua arte em produção, visando a satisfação das necessidades humanas básicas, através da definição científica e técnica dos seus requisitos, quantificados de modo objetivo.

Links Relacionados:

http://e-l-i-s-e.blogspot.com/2009/01/alexander-rodchenko-photographe.html
http://tipografos.net/designers/construtivistas.html
http://tipografos.net/designers/rodschenko.html

Grupo:

Ana Flávia
Graziela da Silva
Jeniffer Ferreira
Johnatan Marques
Rafael Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário