segunda-feira, 16 de março de 2009

As colagens de Pablo Picasso



Pablo Picasso (1881-1973). Considerado o maior artista do século XX, espanhol (Málaga) viveu e trabalhou na França. Sua forma de representar o mundo transcendeu a mente humana. Desenvolveu junto com Braque a técnica de colagem. Foi o pai do cubismo. Sua obra influenciou artistas de todo o Ocidente. Picasso era polígamo e todas suas mulheres aceitavam e respeitavam. Seu nome completo é Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispín Crispiano de La Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso. Picasso na juventude chegou a queimar os seus próprios quadros para se aquecer!

O cubismo, uma das primeiras correntes artísticas das chamadas vanguardas históricas do século XX, manifesta-se na França entre os anos 1908 e 1910. Os pintores e escultores deste movimento afirmavam que na natureza é possível reduzir todas as coisas a formas geométricas perfeitas, mediante as quais elas podem ser representadas. Essa síntese da realidade é fruto de uma busca dos elementos mais fundamentais e primários das artes plásticas, de suas próprias raízes.

(http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/cubismo/cubismo-8.php)

Colagens

De acordo com a Wikipédia, a técnica de colagem foi inventada em 1921 por Pablo Picasso com o quadro “Natureza morta com cadeira de palha”. Trata-se de uma técnica com tradição nas artes plásticas. Apesar de usar como fonte pedaços de coisas, a arte está, por um lado, na escolha do material, e por outro, na composição.

(http://www.mundovestibular.com.br/articles/4541/1/EXPRESSIONISMO/Paacutegina1.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário