Uma câmera ou câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples pois utiliza uma qualquer caixa em que a luz não penetre. A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da camera, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projectada para a parede oposta ao orifício ao contrario. Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno na ordem de 0,02 polegadas (0,5 mm) ou menos. O obturador da câmera pinhole geralmente consiste de uma mão espalmada ou de algum material à prova de luz para cobrir e descobrir o furo. As câmeras pinhole requerem um tempo maior de exposição do que as câmeras convencionais devido à pequena abertura; os tempos de exposição vão de 5 segundos a até mais de uma hora.
A imagem pode ser projetada em uma tela translúcida para visualização em tempo-real (popularmente utilizadas para ver o eclipse solar), ou pode expor filme ou um dispositivo de carga acoplado (CCD). As câmeras pinhole com CCDs são algumas vezes utilizadas em serviço de vigilância devido a seu tamanho pequeno
As câmeras pinhole são normalmente feitas à mão pelo fotógrafo para um propósito particular. Em sua forma mais simples, a máquina de fotografia pinhole consiste de uma caixa com um furo em um dos lados e um pedaço de filme ou papel fotográfico no lado oposto. Um pedaço de papelão preso por fita adesiva pode servir como obturador. O furo geralmente é feito utilizando uma agulha de costura de diâmetro pequeno feito em um pedaço de alumínio fino ou latão. Este pedaço de metal é colocado então dentro da caixa em um corte feito na mesma. Uma caixa de flocos de aveia pode se tornar uma excelente câmera pinhole.
São construídas freqüentemente câmeras pinhole com um rolo de filme ou ajustes que regulam a distância entre o filme e furo. Movendo o filme para mais próximo do buraco resultará em um amplo ângulo do campo de visão e um tempo de exposição mais curto. Movendo o filme para mais longe do buraco resultará em uma telefoto ou um ângulo de visão estreito e um período de exposição mais longo.
As câmeras pinhole podem também ser construídas substituindo as lentes de uma câmera convencional por um furo. Em particular, câmeras compactas 35mm cujas lentes foram danificadas (lentes quebradas, riscadas, etc.) podem ser transformadas em pinholes - mantendo-se os mecanismos do obturador e compartimento do filme.
Material:
Lapiseira/lápis,
Borracha,
Cola para papel (tipo UHU - Bisnaga e baton),
X-acto,
Tesoura,
1 Folha de papel de alumínio (do que serve para forrar os fogões),
Tinta preta mate (de spray ou de pincel, neste caso levar também o pincel),
Fita-cola de papel (da que cola com água) [este item será fornecido por nós],
15 cm de velcro preto não autocolante (macho e fêmea),
Alfinetes ou agulhas,
2 Veios centrais de rolo de médio formato [são pedidos nas lojas de fotografia especializadas],
1 Rolo fotográfico de médio formato (cor ou preto e branco),
1 Cartolina preta,
1 rolo de fita-cola isoladora preta (convém que seja de boa qualidade para ser opaca),
1 placa 70x100 de cartão rijo de 1mm,
Marcador preto.
Passo a passo
“Muito interessante essa técnica de fotografia.”
http://www.latamagica.art.br/oque/oque.htm
http://www.memoriafotografica.com.br/esquema_pinhole2.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_pinhole
Nenhum comentário:
Postar um comentário