segunda-feira, 16 de março de 2009

BAUHAUS



















































fonte de pesquisa:




El Lissitzky

El lissitzky: Artista, designer gráfico, fotógrafo, tipógrafo, arquiteto e docente. Fez parte da vanguarda russa dos anos 20 e 30.
O seu trabalho influenciou a Bauhaus, os construtivistas e o De Still.ns
Lissitzky desenvolveu trabalhos em diversas disciplinas (incluindo a fotografia, a foto-montagem, o design de exposições, livros, portfólios e revistas), desde finais dos anos 20, quando iniciou o Abstract Cabinet, até 1941, quando morreu em Moscou
El Lissitzky é considerado um dos principais nomes da arte gráfica exposta no Construtivismo Russo. Ele acreditava que era necessário propor novos modos de utilização para tipografia, não modificando apenas o desenho das letras, mas seu comportamento visual impresso e o vínculo com a Revolução Russa.
El Lissitzky, sem dúvida, foi o grande percussor da propaganda e manifesto russo, trabalhando nos meios gráficos e textuais, já que era também poeta.





Cartaz de El Lissitzky, 1929.

O Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a idéia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista. O termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917. O construtivismo como movimento ativo durou até 1934, tanto na União Soviética como na República de Weimar, as suas proposições inovadoras influenciam fortemente toda a arte moderna. A partir do Congresso dos Escritores de 1934 a única forma de arte admitida na URSS seria o Realismo socialista e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo seriam consideradas formalistas.

GRUPO: Guilherme Abraão, Macsuel Souza, Ricardo Alves, Rubens Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário