segunda-feira, 16 de março de 2009
John Heartfield
Fotomontagem
Termo genericamente empregado para designar a associação de duas ou mais imagens, ou fragmentos de imagens, com o propósito de gerar uma nova imagem. São diversos os processos capazes de gerar imagens desta forma. O mais simples deles é a colagem, que consiste na elaboração de uma composição tomando por base imagens positivas sobre papel, que podem ser apresentadas diretamente desta forma, como o fizeram os artistas dadaístas e surrealistas, ou ser reproduzida para gerar um negativo a partir do qual se produzirão ampliações. Uma variante desse sistema, empregando originais em transparência, é o sanduíche de negativos ou de diapositivos, que agrega duas ou mais imagens para produzir uma terceira que pode ser simplesmente projetada, como no caso dos slides, ou empregada para gerar ampliações positivas sobre papel, no caso dos negativos. Outra possibilidade é a de ampliar partes de negativos diferentes sobre um mesmo papel fotográfico, gerando assim uma imagem composta que era reproduzida a seguir para gerar um negativo que possibilitava a obtenção ulterior e mais fácil do mesmo efeito. Existe uma variante do processo de fotomontagem que pode ser executada diretamente na própria câmara: a dupla exposição - ou mesmo múltipla exposição - de um mesmo negativo no momento de tomada da fotografia. Hoje em dia, com a introdução dos computadores e dos scanners, a adição de duas ou mais imagens para a produção de uma imagem final tornou-se muito mais fácil e precisa.
Artista de Fotomontagem
John Heartfield
Fotomontagem artista alemão pioneiro. Seu nome verdadeiro era Helmut Herzfelde e nasceu em Berlim no dia 19 de junho de 1891. Até 1914 teve aulas de pintura na Escola de Artes Aplicadas de Munique e Charlottenburg, Berlim.
John Heartfield foi um dos dadaístas mais importantes da história. Por meio da colagem, conseguiu carregar de emoção e mensagem suas imagens de uma maneira pouco vista até então.
A junção de pedaços de fotografias e recortes de jornais também foi a base para criar suas peças gráficas. Muitas delas para a revista “Der Dada” que ele mesmo editava em Berlin antes da 2ª Guerra Mundial.
“Der dada” era desempenhado um papel crucial na formação do espírito e da identidade de movimentos como o Dadaísmo e o Surrealismo e serviu para difundir as suas mensagens em toda a Europa e os Estados Unidos.
Em 1916, após dois anos de serviço militar, foi renomeado como um protesto contra o ultra-nacionalista da Primeira Guerra Mundial. Nesse mesmo ano, foi nomeado diretor artístico da editora Malik, fundado por seu irmão Wieland Herzfelde. Heartfield e seu irmão eram membros fundadores do Partido Comunista Alemão (KPD) em Dezembro de 1918.
Também aderiu ao grupo dadaísta Berlim, que publica jornais como o Jáder Mann sein eigener Fussball (1920), que realizou a sua primeira fotografia. Depois de desenhar o cenário para produções de Max Reinhardt e Erwin Piscator, entrou para a bordo de editor da revista semanal Die Arbeiter Illustrierte Zeitung (O Diário Ilustrado dos Trabalhadores), ou AIZ, em 1927, onde ele realizadas tanto na satírica fotomontagens partido nazista como sobre as instituições da República Weimar que tinha ativado o seu crescimento.
Deutsche Eicheln (bolotas alemão, 1933), por exemplo, mostra uma miniatura Hitler regando uma mola carvalho bolotas representando soldados capacetes e bonés da SA (Sturm Ableitung Secção paramilitares Partido Nacional Socialista Alemão) em cima de bombas e mísseis. Após a ascensão dos nazistas ao poder em 1933, viajou para a antiga Checoslováquia, onde trabalhou por AIZ até publicação cessou em 1938 se tornou Die Volks Illustrierte Zeitung (foto jornal da cidade) em 1936.
De lá ele foi para a Grã-Bretanha e retornou à Alemanha em 1950 para resolver, em Berlim, onde se dedicou ao conjunto de concepção para o teatro Berliner Ensemble e outras empresas. Ele morreu em sua cidade natal em 26 de abril de 1968. Como o trabalho de outros artistas marxista, o seu fotomontagens, desprovida de conteúdo político, tem exercido uma enorme influência sobre a arte moderna, incluindo a publicidade televisiva e da imprensa.
http://tucasamicasa.blogspot.com/2008/01/foto-arte-design-john-heartfield-x.html
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Heartfield
grupo:Marina,Janaina,Camila Antonia,Thamires,vanderson
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário